quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Ir Ktaná já é uma realidade

Quem passou pelo pátio do Israelita nos últimos meses pode perceber que a Escola está passando por uma grande transformação. No lugar dos antigos galpões de madeira, ao lado da quadra central, que datavam da época de construção dos prédios da Protásio Alves, toma forma uma pequena cidade que promete tornar o Israelita uma referência nacional em pedagogia para a infância. Aqueles que ainda não ouviram falar do projeto da cidade-laboratório do Israelita ou não viram suas plantas arquitetônicas, seus cálculos estruturais e alicerces, podem ter certeza: a Ir Ktaná já é uma realidade.

Enquanto o espaço físico da cidade é levantado com cimento, tijolos e tinta, o lugar simbólico da Ir Ktaná no dia-a-dia do Colégio Israelita vai se desenhando em uma série de atividades ao longo de 2009. Diferentes turmas, nas mais variadas disciplinas, tiveram a pequena cidade como mote de trabalhos em sala de aula. Em abril, além do lançamento da pedra fundamental da futura Sinagoga, o engenheiro Breno Saute, um dos responsáveis pela obra, visitou os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. No encontro, o engenheiro trouxe algumas informações como área do terreno, número de litros de água que serão gastos para a construção, número de sacos de cimento utilizados, entre outras curiosidades. Estudando a pequena cidade em números, os alunos puderam ter uma ideia mais concreta da proposta da Ir Ktaná e sua dimensão.

No mês de junho, foi a vez dos pequenos do Nível A darem asas a imaginação e construírem uma maquete da pequena cidade. O Israelita também preparou um folder que foi distribuído para toda a comunidade escolar e para os visitantes da Escola com uma maquete ilustrativa do projeto, no melhor estilo “recorte e cole”.


A Ir Ktaná invadiu outros projetos consolidados da Escola. O já tradicional livro dos alunos da 4ª Série, lançado todos os anos em novembro na Feira do Livro de Porto Alegre, contará as “Histórias de uma Pequena Cidade”. Nas aulas de inglês do English Fun Center, as 3ªs e 4ªs Séries do Ensino Fundamental colocaram a criatividade a funcionar e, inspiradas pela Ir Ktaná, desenharam e descreveram seus quartos e casas ideais, utilizando as estruturas linguísticas estudadas em sala-de-aula. Já a Feira do Livro do Israelita versou sobre a pólis, trazendo reflexões sobre os espaços urbanos e a representação das cidades na literatura.

Um comentário:

Unknown disse...

Minha filha é aluna do Nivel A e adorou participar da construção da maquete. Cada espaço era pensado e preparado com muita atenção e agora, vendo a cidade pronta, ela se orgulha muito. Sentimos falta do espaço SAÙDE no projeto. Este item foi pensado também? Bela atividade de RECORTE e COLE, entretanto não recebemos nada ate´o momento...