sexta-feira, 23 de julho de 2010

Conheça a ONG Patrulha Ecorresponsável!

Jovens alunos, preocupados em obter soluções criativas para um problema que preocupa o mundo inteiro: as condições atuais do meio ambiente. A Oficina de Marketing ecológico, criada em 2008 pela professora Kátia Beppler Macagan, gerou frutos, cativou mais alunos e hoje já é uma Organização Não Governamental.


Antes de se tornar a ONG Patrulha Ecorresponsável, duas oficinas extraclasse, de marketing ecológico e de endomarketing, eram oferecidas aos alunos de 5a a 8a série do ensino fundamental. Procuravam estimular atitudes ecorresponsáveis e uma possível mudança de hábitos em função de uma maior preservação do ambiente escolar. O resultado efetivo foi a criação de dois objetos: um mouse pad ecológico e um chaveiro de porta para banheiro, como orientador de práticas mais ecológicas no local. Os produtos foram confeccionados pela Escola e distribuídos no período de rematrícula.

Em seu segundo ano, o projeto voltou-se para um período de estruturação. O papel das oficinas, voltadas para o desenvolvimento e coordenação de subprojetos do Israelita Ecorresponsável, foi estabelecido. A “marca” foi registrada. A meta de criar, a partir do 5S, um projeto maior com a efetiva participação dos alunos, foi traçada. Para que isso fosse possível, a equipe realizou um levantamento de todas as iniciativas do Colégio Israelita voltadas para a ecorresponsabilidade até então.

O primeiro semestre de 2010 começou com a verificação dos objetivos atingidos. O primeiro plano, de multiplicar a equipe, através de uma estratégia em que cada integrante deveria convidar, no mínimo, um aluno para participar da patrulha, funcionou. Com um número maior de pessoas, o grupo buscou se capacitar, visitando alguma instituição que trabalhasse diretamente com educação ambiental.


Os Patrulheiros, em visita ao DMLU


A grande movimentação do ano, até então, ocorreu na “Festa na Rua”. No evento, foram distribuídas às pessoas presentes, pequenas tiras com mensagens sobre cuidados com a separação do lixo local e preservação da natureza. As 120 tiras confeccionadas foram entregues.

Para o marketing interno, foi utilizada a Semana do Meio Ambiente. Com a exposição de diferentes materiais sobre o tempo de decomposição de produtos na natureza, além da exibição de um vídeo de sensibilização quanto às catástrofes naturais, aquecimento global e destruição da natureza, os patrulheiros buscaram conscientizar alunos e professores do Israelita. Um miniaterro sanitário e um lixão também foram construídos e expostos.

Com o objetivo de tornar as ações mais dinâmicas, a patrulha se dividiu em cinco grupos:

- Equipe de Comunicação: divulga o trabalho, despertando o interesse de mais multiplicadores. Criaram um orkut, um portal com o uso permitido pela escola e organizaram a mala direta entre os participantes.

- Equipe de sensibilização direta com alunos e profissionais da escola: aderir mais multiplicadores e simpatizantes da ideia, a fim de promover a mudança de hábitos na escola. Foram confeccionadas e distribuídas algumas fitinhas verdes com a frase: “Jogue limpo com a natureza. A Patrulha ecorresponsável conta com você”.

- Equipe da sacola ecológica: elabora uma sacola ecológica para utilização no mercado da Ir ktaná, assim como a venda da mesma na feira ecológica que ocorrerá no mês de agosto.

- Equipe das placas de orientação: conscientiza a comunidade escolar sobre a preservação dos espaços coletivos. Elaborou diferentes placas informativas para os espaços internos e externos da Ir Ktaná.

- Equipe da cartilha ecológica: informa ao visitante da escola as regras de preservação do espaço escolar, alertando sobre a postura ecorresponsável de cada um neste espaço. Construiu uma cartilha com algumas dicas educativas ecorresponsáveis.

Para agosto, a Patrulha Ecorresponsável está planejando mais ações, visando sempre à conscientização em relação ao meio ambiente. O blog da Ir Ktaná acompanhará os movimentos da Patrulha, divulgando sempre o que está acontecendo!


os alunos discutiram a sustentabilidade do ponto de vista judaico

Nenhum comentário: